Karuna Ki

Por Ricardo Pereira

Karuna é uma palavra sânscrita que pode ser encontrada na literatura sobre o hinduísmo e o budismo que pode significar em sentido lato, compaixão, e, em uma conotação mais ampla, "ação compassiva".

Entende-se por uma ação compassiva aquela que pode ser efetivada com fins de se amenizar o sofrimento dos outros seres, diminuindo-lhes ou sanando-lhes a dor.

Não se pode ou deve confundir a palavra Karuna com o termo Kahuna. Nesse contexto, Huna significa “segredo”, Ka significa “guardião”.

Os sacerdotes Kahunas oriundos da antiga civilização polinésia do Havaí e das ilhas dos Mares do Sul eram os “guardiões do segredo”. Viviam em harmonia entre eles e a natureza. Todos os seus ritos, conhecimentos, segredos e sabedorias eram repassados de geração em geração. Os antigos kahunas pertencentes a uma grande família ou aldeia polinésia eram mestres sábios, especialistas em seu campo de ação.

Desse modo, celebravam cerimônias com o intuito de se estabelecer o suprimento das necessidades e aspirações da comunidade, além de transmitirem seus ritos, em sua maioria secretos aos membros escolhidos da nova geração. Podiam realizar verdadeiros prodígios, tais como cura instantânea, andar sobre as águas e sobre as lavas dos vulcões. Praticavam técnicas de harmonização, proteção e cura usando a energia da força vital, a que chamavam de Mana. Assim, confundir Karuna com Kahuna é um grande equívoco.

ORIGEM HISTÓRICA DO KARUNA KI

O sistema Karuna Reiki emerge a partir da idéia de incompletude do Reiki Tradicional de Mikao Usui, onde lhe foi agregado novas técnicas e símbolos com a finalidade de diferenciá-los.

No começo, denominou-se de Sai Baba Reiki. Isso se estabeleceu devido as suas bases terem sido edificadas a partir de canalizações de símbolos e técnicas que foram repassadas pelo Avatar indiano Sri Sathya Sai Baba à Kathleen Milner.

Devido a questões religiosas e legais Milner e outros mestres de Reiki envolvidos nesse fato se viram obrigados a mudar este nome para um outro qualquer que não viesse a lhes causar problemas.

Nesse ínterim, Kathleen Milner, que fora iniciada no grau de Mestra de Reiki por Margarette R. Shelton, resolveu batizar o seu Sai Baba Reiki, de Tera Mai Reiki, iniciando nesse novo sistema de Reiki o mestre norte-americano William Lee Rand, que posteriormente desenvolve e registra o Karuna Reiki®.

Devido a discordarem da atitude Lee Rand de impor, por meio de registro legal, controles ao Sistema Karuna Reiki®, outros mestres independentes decidiram por ramificá-lo.

Nesse âmbito, a israelita Rosy Naor, tendo recebido a iniciação de mestrado de Karuna Reiki antes de existirem os tais controles e por decidir-se não se registrar no “Programa de Registro dos Mestres de Karuna Reiki®”, criou então o seu próprio sistema, o Karuna.

Vincent Paul Amador, psicólogo norte-americano, foi também um outro mestre de Reiki independente que foi iniciado no grau de Mestre de Karuna Reiki através de Rosy Naor. Além do Karuna Reiki de Willian Lee Rand, aprendeu outro sistema de Karuna não tradicional e o Tera Mai Reiki de Kathleen Milner e, após adicionar-lhe algumas práticas de Chi Kung e outras técnicas acabou edificando então o seu próprio sistema, o Karuna Ki.

Observa-se, no entanto, que o Karuna Ki é um sistema de Reiki ou de cura energética que engloba elementos fundamentados no Karuna Reiki e Tera Mai Reiki, embora não possua qualquer afiliação com estes sistemas, devendo ficar claro que o Karuna Ki embora compartilhe de símbolos do Karuna Reiki® e do Tera Mai Reiki™, não compõe tais sistemas e nem está vinculado com os mesmos.

SINTONIZAÇÃO E APRENDIZADO EM KARUNA KI

Dessa forma, no sistema Karuna Ki o aluno é sintonizado aos 12 símbolos que nos religam com a freqüência curativa da compaixão Karuna, conectando-o à Fonte da Energia Compassiva e aos Seres Compassivos do Universo.

Ao já ter sido iniciado em nível 2 de Reiki Usui, o aluno poderá acessar a Energia Karuna, o que lhe irá auxiliar no estabelecimento de uma maior integração e expansão energética.

O aprendizado de Karuna Ki está dividido em 3 níveis, onde em cada um desses graus o aluno é sintonizado em 4 símbolos cósmicos.

Para que se possa ser devidamente sintonizado no grau 1 de Karuna Ki é preciso que o aluno tenha sido sintonizado no nível 2 de Reiki Usui. A 1ª fase desse sistema constitui-se na busca pela "construção de um jardim para a alma".

O pré-requisito para se poder ser iniciado no nível 2 de Karuna Ki é o aluno já ter efetivado iniciação no nível 3-A de Reiki Usui. Nesse nível 2 a trajetória se dá com fins do "tratamento amoroso e compassivo do jardim da alma".

O nível 3 de Karuna Ki é o nível de mestrado, que está disponível somente aos mestres em Reiki Usui. Nessa etapa, o candidato a novo mestre passa a "viver no jardim da alma e a colher as flores desse jardim".

Vale salientar, que um mestre em Reiki Usui poderá receber os 3 níveis em um único seminário.

Isso é possível pelo elevado padrão vibratório alcançado pelas iniciações do sistema de Reiki Usui.

O aluno sendo sintonizado em Karuna Ki pela Escola de Reiki obterá e fará parte da seguinte linhagem:



MÉTODO DE ENSINO DA ESCOLA DE REIKI


- Procedimentos

a) Os cursos iniciam em datas decididas pelo aluno e Mestre de Reiki;
b) após leitura e estudo do material, efetivação pelo aluno dos exercícios e parecer deles pelo Mestre de Reiki (professor), as dúvidas serão tiradas, por escolha do aluno por e-mail, msn ou skype, em data e horário acordados pelos aluno e professor;
c) após orientação, caso seja verificado que foram tiradas pelo menos 99% das dúvidas, agenda-se a data para a iniciação/sintonização.

- Material didático

O aluno iniciado/sintonizado pela Escola de Reiki recebe:

1) Apostilas com conteúdos sobre cada sistema de Reiki;
2) textos adicionais ou e-books para download;

- Linhagem e certificado

1) O aluno recebe linhagem em anexo na apostila
2) recebe o certificado em meio digital (PDF), o qual será enviado por e-mail.

Amor, paz e luz.

Ricardo Pereira
Mestre de Reiki

O Mestre de Reiki:
Ricardo Pereira Ricardo Pereira é Mestre de Reiki, Tarólogo, Especialista em Adm. de RH e Historiador. Desejo-lhe bons estudos e uma vida Reikiana repleta de luz, harmonia, paz e sucesso.

Ricardo Pereira É proibido copiar na íntegra os artigos deste Blog, conforme Lei 9610, de 19 de fev. 1998 (Lei de Direitos Autorais). Caso utilize prezado usuário partes desse texto, faça um link para este Blog, fornecendo os devidos créditos de autoria.