Usui Reiki Ryoho

Por Ricardo Pereira

Provavelmente por volta do ano de 1921, o Dr. Usui obteve a partir de seu contato com a energia Reiki a inspiração para a construção, sistematização ou fundação de seu Método de Cura: o Sistema “Usui Reiki Ryoho” (Método ou Técnica de Cura Reiki Usui), ou como ele mesmo gostava de chamar, “o método secreto para alcançar a felicidade”.

Em abril 1922, Dr. Usui funda a “Usui Reiki Ryoho Gakkai” (Sociedade do Método de Cura Reiki Usui), que ainda hoje existe em Tóquio, tendo sido, portanto, o seu primeiro presidente.

Em 9 de março de 1926, na cidade de Fukuyama, Japão, Mikau Usui sofreu um derrame fatal, vindo a falecer.

O Sistema Usui Reiki Ryoho é o sistema edificado por Mestre Mikao Usui e que serve de base para muitos dos sistemas de Reiki existentes hoje no mundo.

APRENDIZADO

O aprendizado nesse sistema aqui no Ocidente se dá de forma bem simples, em seminários presenciais ou à distância, onde são repassados e ensinados aos alunos pelo Mestre de Reiki, os conteúdos teóricos necessários à efetiva e eficaz prática reikiana.

Além dos aspectos teóricos que envolvem cada nível ensinado, são demonstradas por meio de imagens, vídeos etc as técnicas do Reiki e as formas de aplicá-las, possibilitando-se, assim, o primeiro contato do aluno com a vivência prática do nível estudado.

INICIAÇÃO/SINTONIZAÇÃO

A iniciação/sintonização é uma cerimônia sagrada onde um mestre devidamente habilitado vem a propiciar ao ser humano o seu estabelecimento como um canal de energia Reiki, tornando-o um reikiano.

Durante esse processo somos religados e entramos em contato com a Energia Vital do Universo. É quando a energia é ativada de forma suave, mas de formas eficiente e eficaz, fazendo com que o canal interior de cura se abra e a pessoa conserve essa capacidade para o resto de sua vida.

Desse modo, o reikiano poderá potencializar as suas harmonização e autocura, assim como as de tudo aquilo o que tem vida e do meio ambiente em que se encontre inserido.

OS NÍVEIS DO REIKI

Dependendo da Escola de Reiki, o Sistema de Reiki que o Dr. Mikao Usui nos legou pode contemplar três ou quatro níveis ou graus que se inter-relacionam, embora sejam independentes entre si.
É certo que o sistema original de Usui sofreu algumas alterações, principalmente quando de sua chegada no Ocidente. Alguns aspectos lhes foram acrescentados e algumas outras técnicas foram retiradas. Parte significativa dessa evidência diz respeito aos seus níveis que passaram por alterações em seus ensinamentos e, também, em seu número de fases.

Consta que o sistema japonês tradicional de Reiki é dividido apenas em três níveis principais, que são subdivididos como destacados a seguir:



Afirma-se na História do Reiki, que quando Hawaio Takata trouxe o Reiki para o Ocidente passou a ensinar o sistema Usui Reiki Ryoho de forma simplificada, reduzindo as suas etapas conforme as conhecemos hoje em dia, ou seja, o Shoden passou a chamar-se de 1° nível ou grau de Reiki; o Okuden passou a ser chamado de 2º nível ou grau de Reiki e o Shinpiden de Mestrado ou 3º nível ou grau de Reiki.

Houve ainda, uma outra alteração efetivada no Sistema de Reiki de Usui, mas, que não foi uma ação de Hawayo Takata. Infere-se que, muito provavelmente, tenha sido idealizada por Mestres de Reiki ocidentais, como Iris Ishikuro (aluna de Takata) e, posteriormente, pelo americano Arthur Robertson aluno de Ishikuro e pai do “Raku Kei Reiki”, sistema esse que ele afirmou possuir origem no Tibet, pois acreditava que a origem do Reiki e/ou dos ensinamentos desse sistema estivesse nessa região da Ásia e por isso lhe inseriram símbolos “tibetanos”.

Anos depois o Mestre de Reiki norte-americano, William Lee Rand, fundador e diretor da organização "The Internacional Center for Reiki Training", recompilou e adaptou o Sistema de Robertson e o chamou de "Método Usui/Tibetano". Esse sistema aqui pelo Brasil teve a sua nomenclatura ampliada, denominando-se de “Sistema de Reiki Usui, Tibetano e Kahuna”, por conta da inserção no Sistema de Lee Rand da técnica denominada de “Cirurgia Psíquica” desenvolvida pelos Kahunas da Polinésia, tendo sido esse sistema difundido em todo Ocidente, e no próprio Oriente.

Desse modo o sistema de William Lee Rand subdividiu o 3º nível do Usui Reiki Ryoho, em dois: o nível 3-A para o mestre-praticante-curador, onde é ensinado o símbolo de Mestre e o seu uso na cura e na meditação e o 3-B para o Mestre-Professor, que pode iniciar/sintonizar outros reikianos e outros mestres.

Muitos outros sistemas de Reiki surgiram depois dessas alterações ao Usui Reiki Ryoho aqui no Ocidente e, a maioria, com base no que estruturou e ensinou o Dr. Mikao Usui.

Desse modo, o Sistema Usui Reiki Ryoho hoje no Ocidente e, também, em algumas escolas do Japão ensinam o Reiki com os seguintes níveis ou graus:

Nível 1 (Shoden): Nesse nível, o aluno tem acesso às informações sobre os três pilares do Reiki, sobre os seus 5 Princípios e técnicas terapêuticas utilizadas por Mikao Usui a fim de desenvolver as habilidades necessárias para a sua harmonização física e energética, assim como o equilíbrio dos outros, de animais, plantas, assim como a limpeza energética de ambientes e objetos.

Após ter vivenciado e experimentado bem a energia, poderá passar, se assim almejar, ao nível seguinte.

Nível 2 (Okuden): Depois de ter vivenciado e feito algumas descobertas referentes ao uso do Reiki, o aluno receberá os ensinamentos e orientações no âmbito dos símbolos do sistema Reiki, perpassando por suas origens, significados e utilizações do ponto de vista do ser humano holístico e dos planos da existência (material, mental, emocional e espiritual), assim como as técnicas de tratamento terapêutico à distância.

Nível 3 (Shinpiden): Esse nível possui duas fases ou subníveis, que são: 1 - o 3A, onde se manipula uma quantidade poderosa de energia, propiciando ao reikiano harmonizar e curar um grande número de pessoas, uma multidão, estados, países e o planeta; e 2 - o 3B, sendo esse último acessível somente aos alunos com experiência prática e que, segundo uma avaliação do mestre/professor, estejam aptos a ensinar esse Sistema de Reiki.

Vale salientar, que o aluno pode estudar e ser iniciado/sintonizado apenas no nível 1 e não mais querer evoluir para os demais.

O aluno sendo sintonizado em Usui Reiki Ryoho pela Escola de Reiki obterá e fará parte da seguinte linhagem:


MÉTODO DE ENSINO DA ESCOLA DE REIKI

- Procedimentos

a) Os cursos iniciam em datas decididas pelo aluno e Mestre de Reiki;
b) após leitura e estudo do material, efetivação pelo aluno dos exercícios e parecer deles pelo Mestre de Reiki (professor), as dúvidas serão tiradas, por escolha do aluno por e-mail, msn ou skype, em data e horário acordados pelos aluno e professor;
c) após orientação, caso seja verificado que foram tiradas pelo menos 99% das dúvidas, agenda-se a data para a iniciação/sintonização.

- Material didático

O aluno iniciado/sintonizado pela Escola de Reiki recebe:

1) Apostilas com conteúdos sobre cada sistema de Reiki;
2) textos adicionais ou e-books para download;

- Linhagem e certificado

1) O aluno recebe linhagem em anexo na apostila
2) recebe o certificado em meio digital (PDF), o qual será enviado por e-mail.

Amor, paz e luz.

Ricardo Pereira
Mestre de Reiki




O Mestre de Reiki:
Ricardo Pereira Ricardo Pereira é Mestre de Reiki, Tarólogo, Especialista em Adm. de RH e Historiador. Desejo-lhe bons estudos e uma vida Reikiana repleta de luz, harmonia, paz e sucesso.

Ricardo Pereira É proibido copiar na íntegra os artigos deste Blog, conforme Lei 9610, de 19 de fev. 1998 (Lei de Direitos Autorais). Caso utilize prezado usuário partes desse texto, faça um link para este Blog, fornecendo os devidos créditos de autoria.